4 motivos SEM SPOILERS que mostram que você deve assistir Capitão América – Guerra Civil!

O ano de 2016 é o ano da falência para muitos de nós, temos um calendário recheado de lançamentos que nos farão desejar ir ao cinema mais do que qualquer outro lugar. Por isso é necessário ter um certo critério, ou muito dinheiro na carteira, para sobrevivermos ao ano sem ter que morar embaixo de um viaduto.

Logo, no que for possível, faremos a nossa parte para indicar quais filme são os melhores investimentos do seu dinheiro e por que. Começando hoje com Capitão América: Guerra Civil, e nossa lista de motivos que fazem valer o filme, baseado nos principais receios de todo mundo que assistiu aos trailers.

Todos sabemos que um adaptação cinematográfica sempre tem diferenças em relação a obra original, com Guerra Civil não seria diferente. Desde que o primeiro trailer foi divulgado sabemos exatamente qual seria uma das suas principais: A quantidade de heróis participantes!

É inegável o fato de que o filme tem um elenco grosseiramente menor do que nos quadrinhos. Isso é extremamente aceitável, uma vez que no cinema questões como a do direito autoral e de orçamento se tornam limitadores.

Alguns podem achar que está mais para uma “briga” do que uma guerra propriamente dita. Mas digo que o filme tem um ritmo próprio e uma história no qual este detalhe não importa muito. O enredo, apesar de ter seus furos, acaba sendo coeso e a guerra tem sua própria dinâmica e motivações.

Afinal ainda é um filme sobre o Capitão América, então é mais do que esperado que a história tenha um aspecto mais pessoal, do que necessariamente moral e ético como nos quadrinhos. Logo o que seria um defeito, acaba se tornando uma qualidade, pois podemos viver todo o conflito de uma forma muito mais detalhada.

Todos são livres para me odiar pelo que falarei agora, mas convenhamos que no filme Batman Vs Superman era um senso comum de que homem morcego sairia vencedor. O Super Homem tem uma fraqueza e ponto. Não é uma luta em pé de igualdade… uma vez que Bruce poderia, e usou, muito bem a Kryptonita.

Já em Capitão América: Guerra Civil os maiores heróis do mundo se enfrentam em dois lados que competem em pé de igualdade. Então os embates são bem interessantes de se ver, onde cada lado tenta fazer o seu melhor contra um “inimigo” tão poderoso quanto ele.

É tudo o que um fã gostaria de ver quando imagina os seus heróis favoritos se enfrentando. Claro que ninguém ali tem o interesse de matar o outro, ou quase ninguém. O que tira um pouco o poder da luta, mas mesmo assim se é porrada que você quer… é porrada que você vai ter!

Por mais que dentro do contexto geral do filme a participação do amigo da vizinhança tenha sido pequena ela foi bem especial. A introdução do herói foi melhor do que eu esperava e ele literalmente roubou a cena em todas as vezes que teve oportunidade. Não sei deixe enganar pelas duas cenas que já foram reveladas em trailers, o melhor está guardado para o filme.

Eu tive as minhas dúvidas quando li sobre o anúncio do Homem Aranha, mas tive por pura conformidade com o que eu já estava acostumado. De fato ainda acho que Tobey Maguire é o melhor Peter Parker, mas estou bem ansioso pelo filme solo do herói. Posso me surpreender…

Guerra Civil é na teoria um marco dentro do universo cinematográfico da Marvel, pois da início da fase três nos cinemas. Esta que mostra o resultado dos ataques de Ultron a terra e o ressentimento que se gerou em cima dos super heróis.

Este sentimento pode ser percebido no filme e é bacana ver esta questão moral sendo exposta, na pratica o filme não diferencia muito do seu antecessor, a ponto de ser um marco efetivo, mas essa mudança do plano de fundo pra mim é o que eu esperava ver. Aliás, vocês lembram do anúncio épico da Fase 3? (Diminuam o som)

Acredito que a importância do filme será muito melhor compreendida no futuro, quando tivermos oportunidade de olhar para a figura maior e entender a importância deste embate dentro de todo o contexto do universo Marvel. Porém, é uma ótimo filme que irá entreter a todos da forma que só a Marvel sabe fazer.

Já assistiu? O que achou? Poste nos comentários, mas por favor, sem spoilers!


Topo